domingo, 20 de maio de 2012

Arte "Meio-Termo"

A arte Neo-Figurativa é um gênero de manifestações artísticas ocorridas na segunda metade do século XX. Como o nome sugere, é um movimento que evidencia a figura em detrimento do abstracionismo. Porém essa nova figuração não se baseia na cópia da natureza, presente na pintura e na escultura tradicional. Portanto as figuras são representadas a partir da ideia, e não a partir da realidade. Daí a arte "meio-termo" pois posiciona-se no centro do eixo figurativo-abstrato.

Sabe-se que em cada país houve uma denominação diferente para essas manifestações na arte, isso porque leva-se em consideração os movimentos artísticos regionais. Por exemplo, na Alemanha foi conhecida como "Neo-expressionismo" devido ao exito do expressionismo no país. O mesmo observa-se na Itália com a denominação de "Trans-vanguarda".

Alguns artistas de alguns países da Europa, dos Estados Unidos e do Brasil:

Itália - Mimmo Paladino

Dormienti, Instalação na Villa Pisani

Alemanha - Markus Lupertz


Estados Unidos - Barquiat


Grã-Bretanha - Victor Willing
Cabeça (Head), 1987


França - Remí Banchard


Espanha - Miguel Arroyo


Portugal - Paula Rego

Brasil - Jorge Duarte

Junior Maia

Um comentário:

  1. Olá, Júnior. Muito bacana seu blog. Informal, informativo, dedicado. CURTI!
    Mais informações sobre Jorge Duarte? Ele foi contemporâneo meu da EBA (Escola de Belas Artes do Rio) e acompanhei bem o começo de seu trabalho. Depois, sei que ele ganhou um prêmio de viagem ao exterior no Salão Nacional (ainda existe?) e voltou para sua terra, norte de minas. Vi um trabalho dele no ano 2000 no Rio, onde ele ganhou uma viagem à França, e pensei que então, ele ia decolar. Mas parece que não, né? Terrível o mundo das artes. O Jorge foi e continua a ser um dos maiores de sua geração, mas foi esquecido. Notícias dele muito me gratificariam. Abraço, Amantis (Paulo Medina)

    ResponderExcluir