A arte Neo-Figurativa é um gênero de manifestações artísticas ocorridas na segunda metade do século XX. Como o nome sugere, é um movimento que evidencia a figura em detrimento do abstracionismo. Porém essa nova figuração não se baseia na cópia da natureza, presente na pintura e na escultura tradicional. Portanto as
figuras são representadas a partir da ideia, e não a partir da realidade. Daí a arte "meio-termo" pois posiciona-se no centro do eixo figurativo-abstrato.
Sabe-se que em cada país houve uma denominação diferente para essas manifestações na arte, isso porque leva-se em consideração os movimentos artísticos regionais. Por exemplo, na Alemanha foi conhecida como "Neo-expressionismo" devido ao exito do expressionismo no país. O mesmo observa-se na Itália com a denominação de "Trans-vanguarda".
Alguns artistas de alguns países da Europa, dos Estados Unidos e do Brasil:
Itália - Mimmo Paladino
Dormienti, Instalação na Villa Pisani
Alemanha
- Markus Lupertz
Estados Unidos - Barquiat
Grã-Bretanha - Victor Willing
Cabeça (Head), 1987
França - Remí Banchard
Espanha - Miguel Arroyo
Portugal - Paula Rego
Brasil - Jorge Duarte
Junior Maia
Olá, Júnior. Muito bacana seu blog. Informal, informativo, dedicado. CURTI!
ResponderExcluirMais informações sobre Jorge Duarte? Ele foi contemporâneo meu da EBA (Escola de Belas Artes do Rio) e acompanhei bem o começo de seu trabalho. Depois, sei que ele ganhou um prêmio de viagem ao exterior no Salão Nacional (ainda existe?) e voltou para sua terra, norte de minas. Vi um trabalho dele no ano 2000 no Rio, onde ele ganhou uma viagem à França, e pensei que então, ele ia decolar. Mas parece que não, né? Terrível o mundo das artes. O Jorge foi e continua a ser um dos maiores de sua geração, mas foi esquecido. Notícias dele muito me gratificariam. Abraço, Amantis (Paulo Medina)