domingo, 20 de maio de 2012
Mapa mental sobre arte e a nova figuração
Expressões e palavras-chave do campo artístico relacionadas entre si numa grande rede intrínseca de questões culturais e sócio-políticas. As setas ligam os conceitos negados e os propostos da Nova Figuração e seguem do artista para o público e do público para o artista, evidenciando a preciosa formação de unidade que a interatividade entre estes dois entes provoca. Porque, afinal, a arte sempre foi sobre a experiência compartilhada da humanidade da percepção do universo. Assim, sinto como se não houvesse necessidade de diferenciar artista-arte-público.
Com este mapa mental, fixei fisicamente a minha concepção sobre estas ideias. Utilizei recortes de palavras que se conectaram na minha mente durante o aprendizado e depois fui reconectando-as mentalmente e fisicamente sobre a minha mesa de trabalho. As guiei com linhas de raciocínio coloridas e refiz todo o processo mental sobre estas ideias cada vez que ligava um recorte ao outro.
Legenda: As setas verdes indicam o pensamento da nova figuração; as setas azuis-claro, ideias ultrapassadas que permeiam os conceitos globais de artes; os quadrados de cor azul escuro, frases e expressões que elevam a "deselitização" da arte; e a cor vermelha une os três entes do sistema.
Ideia e sensibilidade, mental e corporal, abstrato e figurativo.
Creio que é esta a grande questão do ser humano, a luta (que só causa agonia) entre a razão e o sensorial, que não pode explicar ao mesmo tempo que compreende tão completamente.
A razão acabou nos deixando mais confusos...?
Mariana Carvalho
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário